ADAB: VETERINÁRIOS REALIZAM MAIOR APREENSÃO DE CARNES NA BAHIA

Mais de 32 toneladas de carne impróprias são apreendidas e empresa é autuada por Fiscais da ADAB

ADAB INSPEÇÃOUma grande operação em uma fábrica de conservas de Salvador apreendeu, na terça-feira, 26 de janeiro, 32,8 toneladas de produtos cárneos impróprios para consumo. A força tarefa composta pela ADAB, Delegacia do Consumidor (DECON), Polícia Civil, Procon, Ministério Público e Polícia Militar, impediu que tais produtos abastecessem os estabelecimentos comerciais da capital e região metropolitana e chegassem à mesa da população.

A empresa, que possui registro na ADAB, criou dificuldades na realização da fiscalização de rotina, proibiu o registro de imagens e a continuidade da inspeção sanitária pela fiscal do estabelecimento, que fortalecia os indícios de possíveis irregularidades na indústria, que utiliza carne industrial como matéria-prima para a fabricação de lingüiças, embutidos e carnes moídas.

Ao chegar no estabelecimento todos puderam perceber que as carnes e os embutidos apresentavam alterações na cor e no odor, indicando que estavam estragados. Uma outra grande quantidade foi encontrada com o prazo de validade vencido, má conservação e armazenamento inadequado, ou seja, impróprios para a produção e consumo da população“, esclareceu a fiscal estadual agropecuária Zélia Costa.

O estabelecimento foi autuado pelos fiscais que aplicaram multas que totalizam R$ 160 mil, em dezessete autos de infrações. A ADAB abrirá processos administrativos relacionados aos autos para apuração dos delitos da empresa, que terá um prazo para apresentar sua defesa. Caso, a empresa reincida nas irregularidades e procedimentos inadequados, poderá sofrer a interdição e cancelamento do registro no órgão de fiscalização.

De acordo com o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, Willadesmon Silva, esta é a maior apreensão, deste tipo, ocorrida nos últimos anos na Agência. “No ano passado (2015), em decorrência destas ações fiscalizatórias, foram retiradas de circulação cerca de 80 toneladas de produtos impróprios e de origem desconhecidas para o consumo na Bahia”, esclareceu o Diretor, lembrando que a ADAB é responsável pela inspeção e fiscalização no interior das indústrias de produtos de origem animal, bem como pelo controle do trânsito dos mesmos no estado.

Os responsáveis responderão a procedimentos administrativos junto à ADAB que, posteriormente, remeterá toda documentação ao Ministério Público e DECON. Se indiciados, os responsáveis pelo estabelecimento responderão a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, cuja pena pode variar de 2 a 5 anos de prisão.

Os produtos foram retirados do local e encaminhados para inutilização numa graxaria em Simões Filho, onde foram transformados em farinha de carne, que serve de ração para animais.

O SINDIMEV-BA aproveita a oportunidade para parabenizar os médicos veterinários do Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação que atuam na ADAB pelo compromisso profissional e defesa dos interesses da sociedade, que no dia a dia promovem a saúde pública e zelam pelo sistema de defesa agropecuária do Estado da Bahia.

Fonte: ASCOM/ADAB com modificações.