ASSINADO ACORDO COLETIVO COM SEMEVE

Profissionais do Hospital Veterinário da SEMEVE conquistam garantia do salário mínimo profissional e outros direitos com assinatura do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho.

SEMEVE

Foi firmado em dezembro o Acordo Coletivo de Trabalho entre os médicos veterinários representados pelo Sindicato dos Médicos dos Veterinários do Estado da Bahia (SINDIMEV-BA) e a Clínica Semeve, com sede em Salvador.  Esse é o primeiro acordo firmado com Clínica Veterinária na Bahia. O acordo traz uma série de avanços em relação aos direitos dos médicos veterinários, sobretudo, a garantia de  cumprimento do salário mínimo profissional, previsto na Lei 4.950-A/66. O piso salarial da categoria ficou estabelecido em R$ 4.706,00, a partir de Janeiro de 2014.

O acordo prevê licenças e adicionais previstos na lei, como o adicional noturno de 25% e de horas extras de 50 e 75%, licença maternidade de 180 dias e gala e luto de 5 dias. Além disso, o acordo contempla situações específicas sobre as condições de trabalho dos médicos veterinários em regime  plantão.

Além disso, o acordo prevê o compromisso para implantação de um Plano de Cargos e Salários, plano de saúde e outros benefícios.

Histórico

O SINDIMEV-BA combate a precarização nos serviços de clínica veterinárias e pet-shops de Salvador desde 2009. No início deste ano, a baixa remuneração e as condições de trabalho extremamente precárias, fizeram com que alguns médicos veterinários se mobilizassem em busca de melhorias. Como resultado da reunião, o SINDIMEV-BA encaminhou ofícios com cobranças aos empresários de clínica e pet-shops da Bahia para que cumprissem a legislação trabalhista, se colocando a disposição para o diálogo e início de negociações coletivas. A SEMEVE foi a única que se dispôs a conversar e reivindicou a apresentação de uma pauta e proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT). Durante cerca de 90 dias foram negociadas as bases do ACT com a direção da empresa, paulatinamente, realizou-se reuniões e assembleias com todos os médicos veterinários empregados. O processo finalizou-se no final desse mês, com a assinatura do ACT, que terá vigência de 01 ano e garante o piso salarial equivalente ao disposto na Lei 4.950.