06 DE JUNHO: FISCAIS AGROPECUÁRIOS CELEBRAM DATA COMEMORATIVA

+(reset)-

asserf-panfleto-2016asserf-panfleto-2016-VERSO-2Fiscais Estaduais Agropecuários comemoram data especial com lançamento de folder

O folder reconhece a importância deste profissional que exerce papel fundamental na garantia de qualidade, saúde e segurança alimentar à população. A presidente em exercício do SINDIMEV, Izana Fiterman, lembra que os Fiscais Agropecuários  realizam um trabalho estratégico e muito importante na defesa da agropecuária, cuidando da sanidade dos animais, impedindo nas barreiras a entrada de pragas nas lavouras e protegendo o rebanho baiano contra doenças que podem causar graves prejuízos econômicos e sociais, caso sejam identificados em nosso estado, agora é preciso lembrar da essencialidade destes profissionais no serviço público .

 

Com a força do trabalho dos fiscais estaduais, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), é responsável por realizar inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, garantindo o nível de proteção adequado aos consumidores, bem como a melhoria do meio ambiente e a segurança do patrimônio agropecuário do Brasil. A agricultura e o rebanho da Bahia são livres de diversas doenças e pragas com grande potencial de destruição, a exemplo da Febre Aftosa, doença que a Bahia é livre com vacinação, status conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) há 15 anos.

A ADAB conta hoje com pouco mais de 300 Fiscais Estaduais Agropecuários, número considerado insuficiente para dar conta das grandes responsabilidades assumidas. Ainda assim, seu corpo técnico é reconhecido no Brasil como referência na execução dos programas instituídos pelo Ministério da Agricultura e Organizações Internacionais, a exemplo da OIE. Infelizmente, o governo da Bahia insiste em não realizar o concurso público que poderia proporcionar maior tranquilidade aos produtores e agronegócio baiano, a partir de um maior contingente de fiscais nas barreiras sanitárias em divisas do Estado, no trabalho de vigilância em propriedades, no combate ao abate clandestino e inspeção nas indústrias.

Comente esta notícia

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Térreo - Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 99601-7067
E-mail: sindimev@sindimev.org.br