MÉDICOS VETERINÁRIOS FEDERAIS PARAM DIA 12 DE JUNHO

Médicos veterinários do serviço público federal farão uma paralisação no próximo dia 12 de junho, em protesto contra a Medida Provisória 568/12, editada no dia 14 de junho, que reduz a remuneração da categoria em 50% com a alteração da carga horária de 20 para 40 horas semanais. Além disso, estamos convocando uma Assembleia no dia 14/06, às 19h, no Hotel Mercure, com todos os profissionais de saúde.

A decisão de suspender o trabalho foi tomada durante as mobilizações e assembleias realizadas, convocadas pelas entidades médicas da Bahia – Sindimed, ABM, Cremeb, Assufba/Fasubra e do SINDIMEV-BA.

O Sindimev-Ba dentro do prazo interveio juntamente com a Federação, providenciando emendas a famigerada MP 568/12, no sentido de preservar os interesses dos Médicos Veterinários. Agora, temos que convencer os Congressistas a votarem conosco. O interesse direto dos Médicos Veterinários associados ou não estão sendo defendidos em Brasília/DF.  Estamos assumindo o papel de resistência em consideração a categoria profissional dos Médicos Veterinários e iremos lutar custe o que custar.

Enquanto a categoria prepara a paralisação nos locais de trabalho, os advogados dos sindicatos que tem médicos e médicos veterinários em suas bases se reúnem para traçar uma estratégia de ação local e nacional. O objetivo não é eliminar completamente a MP, mas retirar da redação os aspectos danosos aos médicos que, inclusive, são inconstitucionais.

Uma mobilização nacional liderada pela FENAMEV e Sindicatos, vem atuando junto a parlamentares de todos os partidos, buscando a supressão dos artigos e parágrafos que atacam frontalmente o direito adquirido dos médicos. Uma série de emendas ao texto original foram propostas pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS), deputado Carlos Puty (PT-PA) e deputada Ana Amélia (PP/RS) que também apoiam esta luta.

Foi decisivo a participação dos profissionais médicos e veterinários em Brasília, no dia 05/06, dia da audiência pública que discutiu a MP 568, a fim de pressionar os deputados a alterarem o texto conforme interesse da categoria. De maneira auxiliar, orientamos aos médicos veterinários a entrarem em contato com parlamentares dos diversos partidos.