SEMEVE: ACORDO COLETIVO DE TRABALHO É ASSINADO

+(reset)-

Médicos Veterinários da SEMEVE mantêm direitos com assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2017.

Foi firmado em agosto mais um Acordo Coletivo de Trabalho dos médicos veterinários representados pelo Sindicato dos Médicos dos Veterinários do Estado da Bahia (SINDIMEV-BA) e a Clínica SEMEVE, com sede em Salvador e unidades em Brotas e Itaigara.  A SEMEVE foi a primeira clínica a celebrar acordo coletivo com o sindicato da Bahia. O acordo traz uma série de avanços em relação aos direitos dos médicos veterinários, sobretudo, a garantia de  cumprimento do salário mínimo profissional, previsto na Lei 4.950-A/66. O piso salarial da categoria ficou estabelecido em R$ 5.720,25 (cinco mil setecentos e vinte reais e vinte e cinco centavos) a título de salário base mensal, a partir de Janeiro de 2017.

O acordo prevê licenças e adicionais previstos na lei, como o adicional noturno de 25% e de horas extras de 50 e 75%, licença maternidade de 180 dias e gala e luto de 5 dias. Além disso, o acordo contempla situações específicas sobre as condições de trabalho dos médicos veterinários em regime  plantão.

Além disso, o acordo prevê o compromisso para implantação de um Plano de Cargos e Salários, plano de saúde e outros benefícios.

Histórico

O SINDIMEV-BA combate a precarização nos serviços de clínica veterinárias e pet-shops de Salvador desde 2009. A luta dos veterinários a partir de 2010, decorrente da baixa remuneração e das condições de trabalho extremamente precárias, fizeram com que alguns médicos veterinários se mobilizassem em busca de melhorias. Como resultado da reunião, o SINDIMEV-BA encaminhou ofícios com cobranças aos empresários de clínica e pet-shops da Bahia para que cumprissem a legislação trabalhista, se colocando a disposição para o diálogo e início de negociações coletivas. A SEMEVE foi pioneira e se dispôs a negociar um acordo coletivo de trabalho (ACT).

Este ano as negociações começaram em abril  e duraram cerca de 90 dias. Logo após foram realizadas reuniões e assembleias com todos os médicos veterinários empregados. O processo finalizou-se no final de julho deste ano, com a assinatura do ACT, que terá vigência de 01 ano e garante o piso salarial equivalente ao disposto na Lei 4.950.

CLIQUE AQUI E BAIXE O ACT 2017 – SEMEVE x SINDIMEV-BA – UNIDADE BROTAS

Comente esta notícia

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Térreo - Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 99601-7067
E-mail: sindimev@sindimev.org.br