SINDIMEV PEDE IMPUGNAÇÃO DE CONCURSO REDA DA ADAB

fiscal da adab

Fiscais Agropecuários em ação

O desrespeito à Lei no 4.950-A/66 que trata sobre as bases salariais para os profissionais de medicina veterinária, motivou o pedido de impugnação do Edital do Processo Seletivo Simplificado REDA nº 001/2022, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, por parte do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia, no dia 30 de maio de 2022. Esta vem sendo uma prática das entidades sindicais nacionais, CNPL, FENAMEV e Sindicatos Associados, em favor da valorização profissional a todos os certames que não respeitam o valor de oito salários mínimos e meio para uma jornada de oito horas ou proporcional para carga de seis horas de serviços.

O edital do concurso público da ADAB oferece 83 (oitenta e três) vagas para médicos(as) veterinários(as) com carga de 40 horas de trabalho e remuneração de R$ 1.388,35, acrescido de Gratificação, no valor de R$ 1.608,55, perfazendo um total de R$ 2.996,90. Ao falar sobre o assunto, o presidente do sindicato, médico veterinário, Osvalrízio do Espirito Santo pontuou que “a remuneração oferecida pelo edital não condiz com a complexidade da atividade do médico veterinário, que atua em defesa agropecuária, vigilância sanitária e Inspeção de alimentos, que é peça fundamental para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável e socialmente preocupada com a saúde pública”.

Baseando-se em dados estatísticos da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, há um efetivo de pelo menos 690 mil estabelecimentos agropecuários no estado, entre fazendas agropecuárias e indústrias, os quais em sua maioria produzem alimentos, manipulam, processam e industrializam produtos de origem animal, nestes, inclusive, é imprescindível a presença do Médico Veterinário, em todos os estágios de seu funcionamento: da inspeção do terreno, do controle sanitário das fazendas, ao funcionamento da indústria. Os serviços de Defesa Agropecuária e Vigilância sanitária são essenciais ao agronegócio ao manter o status sanitário que garante o comércio de produtos agropecuários em nosso Estado, são atividades executadas por fiscais agropecuários de forma responsável e firme compromisso com a saúde pública e o desenvolvimento social.

O SINDIMEV-BA aguarda agora uma manifestação do Governo do Estado, realizadora do concurso, no sentido de retificar o edital com a adequação dos salários. Desta forma, viabilizará a contratação de profissionais com a devida valorização, com capacidade técnica e habilitação para atuar de forma efetiva no sistema de fiscalização e de defesa agropecuária do estado.

Segundo Osvalrízio Santo, a luta em favor do salário mínimo profissional é uma das ações defendidas com frequência pelo Sindicato. “Estamos atentos aos editais que descumprirem a legislação para fazer valer um direito do profissional”, destaca. Entre 2015 e 2021, o SINDIMEV-BA realizou diversos pedidos de impugnação contra editais das prefeituras municipais de Ribeira do Pombal, Camaçari, Rio Real, Teolândia, Ibotirama, Salvador, Campo Alegre de Lourdes, Seabra, Conceição de Feira, Porto Seguro, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras, sem falar nos pedidos de correção dos planos de carreiras dos médicos veterinários concursados de prefeituras e governo do estado, inclusive, da ADAB.

Tags: , ,