Nossa história

Em reunião da Sociedade de  Medicina Veterinária da Bahia, realizada em 10 de maio de 1953, quando era seu Presidente o Dr. Fúlvio Alice, foi proposto a criação do Sindicato dos Profissionais da Medicina Veterinária na Bahia. Naquela oportunidade ficou estabelecida a importância daquela entidade, voltada para os interesses dos trabalhadores que exercessem a profissão de médico veterinário.

Posteriormente, em 1974, quando era presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia o Dr. René Dubois, em Plenária daquele Regional, volta o assunto a ser levantado, chegando-se a conclusão que os Conselhos tinham por obrigação precípua defenderem os interesses da profissão, muito embora corroborassem com iniciativas de defesa dos seus profissionais. O Sindicato era uma necessidade premente de ser instalado, sobretudo pelo fato da profissão já estar devidamente regulamentada desde 17 de junho de 1969.

Para ser alcançado o objetivo da fundação de um Sindicato os nossos colegas que estavam liderando o processo reuniram-se, seguindo instruções jurídicas, em 26 de setembro de 1977 para fundar a Associação Profissional dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia, primeiro passo para alcançar a instalação do Sindicato. Decidido seguir tal caminho, a Diretoria eleita na mencionada data, tomou posse no dia 3 de outubro daquele mesmo ano, entretanto o registro no Ministério do Trabalho e Previdência Social foi certificado em 16 de Novembro de 1979, a diretoria a época tinha a seguinte composição: Presidente – Filogônio Gomes Guimarães; Secretário – Paulo Leão; Tesoureiro – Evandro do Vale Cabral Mascarenhas; Diretor de Imprensa e Cultura – Noely Martins Sá de Moura.

A associação requereu ao Ministério do Trabalho e foi aprovada a criação oficial do Sindicato, a Associação foi extinta de imediato, após ter cumprido a sua função. A carta Sindical foi assinada pelo Ministro do Trabalho, Dr. Almir Pazianotto, em 24 de Julho de 1985, sendo oficialmente registrado em livro no MTb, em 09 de Julho de 1985.

Sendo assim, em lenta evolução, todavia amparada nas disposições legais, foi fundado o Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia – SINDIMEV-BA e eleita a sua primeira DIRETORIA , no dia 18 de fevereiro de 1986, que veio a ser  empossada no dia 16 de março daquele mesmo ano, ficando assim constituída: Presidente – Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho; Vice Presidente – Elísio de Freitas Guimarães; Secretário Geral – Renato Ferreira de Carvalho; Tesoureiro – Geraldo Louis Rocha.

A relação de ex-presidentes do SINDIMEV:

1986-1989 – Carlos Humberto A. Ribeiro Filho

1989-1992 – Renato Ferreira de Carvalho

1992-1995 – Sérgio Carlos Carreiro Barreto

1996-1999 – Ricardo Catapano Maia

1999-2002 – Eliete Maria Barbosa Cerqueira

2003-2006 – Nilzete Clarinda das Virgens

2006-2009 – Nilzete Clarinda das Virgens

2009-2012 – Willadesmon Santos da Silva

2012-2015 – Willadesmon Santos da Silva

2015-2018 – Willadesmon Santos da Silva

2018-2021 – Osvalrízio do Espirito Santo

O Presidente do SINDIMEV é Osvalrízio do Espirito Santo, médico veterinário, servidor público e  sindicalista, 61 anos, graduado pela UFBA,  especialista em inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. Iniciou militância no movimento estudantil, foi diretor do CAFA e do DCE, em 1992. Atualmente, é médico veterinário do Serviço de Inspeção Estadual da ADAB. Foi dirigente da Cooperativa dos Médicos Veterinários da Bahia – UNIMEV-BA. Osvalrízio traz consigo a experiência de atuação nos movimentos sociais, de dirigente de entidades culturais e de representação em Conselhos Municipais de Reparação Racial e Inclusão Social. De formação militar, tem a disciplina e o respeito as normas como principio e valor que carrega para fazer avançar as ferramentas de luta e representação social. Defensor dos direitos humanos e da solidariedade de classe, considera importante para o progresso da nação, a paz, o respeito e a harmonia entre os povos, entre patrões e empregados.

ico_pdf CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ESTATUTO DO SINDIMEV-BA

ico_pdf REGISTRO SINDICAL DO SINDIMEV-BA

Estrutura do Sindicato
Assembléia Geral
Diretoria Executiva
Conselho Fiscal
Delegados Regionais

Membros da Diretoria Executiva – mandato 2018-2021:

Presidente: Osvalrízio do Espirito Santo – osvalrizio@sindimev.org.br
Vice-Presidente: Sérgio Carlos Carreiro Barreto – sergio@sindimev.org.br
Tesoureiro:  Willadesmon Santos da Silva – desmon@sindimev.org.br
Secretário Geral: Waltércio Magalhães Leal – waltercio@sindimev.org.br

Suplentes:           

Eliete Maria Barbosa Cerqueira

Maria de Lourdes Souza O. Jansem  Melo

Nilzete Clarinda das Virgens

Conselho Fiscal Efetivo:            

José Oliveira Cardeal Ramos

Perpétua Maria de Alencar Arrais

Elias Viana de Santana

Conselho Fiscal Suplente:       

João Alberto de Jesus Paiva

Rui Ferreira Leal

Rosy Morais Bentes

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Térreo - Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 99601-7067
E-mail: sindimev@sindimev.org.br