Nossa história

Em reunião da Sociedade de  Medicina Veterinária da Bahia, realizada em 10 de maio de 1953, quando era seu Presidente o Dr. Fúlvio Alice, foi proposto a criação do Sindicato dos Profissionais da Medicina Veterinária na Bahia. Naquela oportunidade ficou estabelecida a importância daquela entidade, voltada para os interesses dos trabalhadores que exercessem a profissão de médico veterinário.

Posteriormente, em 1974, quando era presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia o Dr. René Dubois, em Plenária daquele Regional, volta o assunto a ser levantado, chegando-se a conclusão que os Conselhos tinham por obrigação precípua defenderem os interesses da profissão, muito embora corroborassem com iniciativas de defesa dos seus profissionais. O Sindicato era uma necessidade premente de ser instalado, sobretudo pelo fato da profissão já estar devidamente regulamentada desde 17 de junho de 1969.

Para ser alcançado o objetivo da fundação de um Sindicato os nossos colegas que estavam liderando o processo reuniram-se, seguindo instruções jurídicas, em 26 de setembro de 1977 para fundar a Associação Profissional dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia, primeiro passo para alcançar a instalação do Sindicato. Decidido seguir tal caminho, a Diretoria eleita na mencionada data, tomou posse no dia 3 de outubro daquele mesmo ano, entretanto o registro no Ministério do Trabalho e Previdência Social foi certificado em 16 de Novembro de 1979, a diretoria a época tinha a seguinte composição: Presidente – Filogônio Gomes Guimarães; Secretário – Paulo Leão; Tesoureiro – Evandro do Vale Cabral Mascarenhas; Diretor de Imprensa e Cultura – Noely Martins Sá de Moura.

A associação requereu ao Ministério do Trabalho e foi aprovada a criação oficial do Sindicato, a Associação foi extinta de imediato, após ter cumprido a sua função. A carta Sindical foi assinada pelo Ministro do Trabalho, Dr. Almir Pazianotto, em 24 de Julho de 1985, sendo oficialmente registrado em livro no MTb, em 09 de Julho de 1985.

Sendo assim, em lenta evolução, todavia amparada nas disposições legais, foi fundado o Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia – SINDIMEV-BA e eleita a sua primeira DIRETORIA , no dia 18 de fevereiro de 1986, que veio a ser  empossada no dia 16 de março daquele mesmo ano, ficando assim constituída: Presidente – Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho; Vice Presidente – Elísio de Freitas Guimarães; Secretário Geral – Renato Ferreira de Carvalho; Tesoureiro – Geraldo Louis Rocha.

A relação de ex-presidentes do SINDIMEV:

1986-1989 – Carlos Humberto A. Ribeiro Filho

1989-1992 – Renato Ferreira de Carvalho

1992-1995 – Sérgio Carlos Carreiro Barreto

1996-1999 – Ricardo Catapano Maia

1999-2002 – Eliete Maria Barbosa Cerqueira

2003-2006 – Nilzete Clarinda das Virgens

2006-2009 – Nilzete Clarinda das Virgens

2009-2012 – Willadesmon Santos da Silva

2012-2015 – Willadesmon Santos da Silva

O Presidente (licenciado) do SINDIMEV é Willadesmon Silva, médico veterinário, advogado, servidor público (sanitarista) e  sindicalista, 48 anos, graduado pela UFBA em 1997 e pós-graduado como especialista em inspeção e tecnologia de produtos de origem animal em 2009, na UNIME/SMVBA e especialista em Saúde do Trabalhador pelo ISC/UFBA. Iniciou militância no movimento estudantil, foi diretor do CAFA e do DCE, em 1992. Tornou-se o mais jovem dirigente do Sindiquímica em 1994 e contribuiu para a unificação das categorias petroleira e petroquímica, onde ampliou seus conhecimentos na área sindical, trabalhista e previdenciária. Desmon  colaborou na fundação da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – ANAPAR. Foi diretor da Federação Única dos Petroleiros – FUP/CUT entre 2004/06. Em 2007, é nomeado diretor na Agência Estadual de Defesa Agropecuária, ADAB. Em 2009, assume novos desafios na Secretaria Estadual de Relações Institucionais (SERIN) e é eleito presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia, SINDIMEV-BA em 2009, é reeleito em 2012.  Em 2010, é eleito diretor da Federação Nacional dos Médicos Veterinários  – FENAMEV. Em 2010 assumiu a chefia de gabinete do deputado estadual Joseildo Ramos do Partido dos Trabalhadores. Em 2014, retorna a ADAB e assume novamente o cargo de direção de Inspeção.  Atualmente, está licenciado do cargo de presidente do SINDIMEV. A Vice-presidente Izana Fiterman assumiu a função em função do afastamento do Diretor Presidente. Izana é servidora pública, Fiscal Estadual Agropecuária da ADAB.

ico_pdf CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ESTATUTO DO SINDIMEV-BA

ico_pdf REGISTRO SINDICAL DO SINDIMEV-BA

Estrutura do Sindicato
Assembléia Geral
Diretoria Executiva
Conselho Fiscal
Delegados Regionais

Membros da Diretoria – mandato 2015-2018:

Presidente (licenciado): Willadesmon Santos da Silva – desmon@sindimev.org.br
Vice-Presidente: Izana Rodrigues Fiterman – izana@sindimev.org.br
Tesoureiro:  Sérgio Carlos Carreiro Barreto – sergio@sindimev.org.br
Secretário Geral: Waltércio Magalhães Leal – waltercio@sindimev.org.br

Suplentes:           

Eliete Maria Barbosa Cerqueira

Maria de Lourdes Souza O. Jansem  Melo

Nilzete Clarinda das Virgens

Conselho Fiscal Efetivo:            

João Alberto de Jesus Paiva

Osvalrizio Espírito Santo

Rafael Mendes Pereira

Conselho Fiscal Suplente:       

Sidrônio Bastos

Perpétua Maria de Alencar Arrais

Rosy Morais Bentes

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 3332-9357
E-mail: sindimev@sindimev.org.br