ATO VAI CELEBRAR O CENTENÁRIO DO PROFESSOR FÚLVIO ALICE

No dia 26 de abril deste ano, a comunidade da Medicina Veterinária do Estado da Bahia vai comemorar o centenário de nascimento do Professor Fúlvio José Alice. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, CRMV-BA, a Academia Baiana de Medicina Veterinária, a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, o Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia, a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia se uniram aos descendentes do professor para homenagear a memória dele na data do centenário.

O ato vai ser realizado no Auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, no dia 26 de abril, às 18h.
História – Entre 1953-1963, a ciência médica na Bahia projetou ilustres e competentes pesquisadores locais, o professor Fúlvio Alice foi um deles, com sua mente diferenciada, dedicava-se à pesquisa em Virologia na área da medicina veterinária. Natural de Curitiba, mudou-se para a Bahia em 1940. Nessa mesma década, obteve, na Universidade de Iowa, o título de Mestre, defendendo dissertação sobre identificação do vírus da coriomeningite. Foi pioneiro no Brasil em técnicas laboratoriais para cultura de vírus. Em 1950, criou o Instituto Biológico da Bahia, participou do planejamento da Escola de Medicina Veterinária, instituiu a Defesa Sanitária Animal no Estado e em 1951 criou os Anais de Medicina Veterinária da Bahia. Levou o nome da Escola de Veterinária da UFBA ao reconhecimento internacional. Conseguiu a adaptação do vírus rábico ao embrião de galinha, amostra “Bahia” e desenvolveu o soro anti-rábico. Sua produção científica engloba estudos sobre os vírus da febre aftosa, encefalite, raiva, doença de Aujesky e New Castle, gripe,poliomielite, raiva, entre outros. O  Médico Veterinário Fúlvio José Alice é o Patrono da Cadeira nº 4  da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, desenvolveu trabalhos sobre diversas viroses e foi presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia nos anos 1952-1956.