CONBRAVET 2011 APROVA MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA CRMV-BA EM SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Cerca de dois mil médicos veterinários presentes no 38º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET) aprovaram a moção de repúdio contra o CRMV-BA, pela postura anticlassista, a intimidação e a perseguição política ao Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia

O evento encerrou-se na sexta-feira, 05, realizado no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, registraram 2.083 inscrições de profissionais de 26 Estados, mais Distrito Federal, além de outros sete países em seus debates sobre o futuro da profissão nas áreas de saúde pública, produção de alimentos e sustentabilidade.

Santa Catarina, Estado anfitrião, registrou o maior número de inscritos (413), seguido de Rio Grande do Sul (308) e São Paulo (128). O encontro, maior do segmento no Brasil, reuniu, ainda, profissionais de Angola, Chile, Costa Rica, Escócia, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra. O evento marcou o Ano Mundial da Medicina Veterinária, e fez alusão aos 250º aniversário do ensino da profissão, assim como serviu de marco para as definições de novos posicionamentos e frentes de ação para a área.

Na área cientifica, foram inscritas 941 pesquisas em sete categorias. Ciências básicas recebeu 71 trabalhos, doenças infecciosas e parasitárias teve 214 inscrições, 121 trabalhos foram entregues na área de produção de alimentos, reprodução e produção animal teve 174 pesquisas cadastradas, saúde teve 116 trabalhos e 13 foram entregues na área sustentabilidade. A área de clínica e cirurgia foi a que teve mais procura com 232 trabalhos inscritos.

Conferências, debates, painéis, fóruns, relatos de experiências, cursos, exposição de trabalhos científicos compuseram o evento. O Congresso foi uma realização da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc). O congresso abordou: Produção Orgânica; Ovinocultura; Bem-Estar Animal; Pequenos Animais, Zoonoses, Inspeção Sanitária, Saúde Pública, Laboratório, Apicultura, Suínos, Aves, Perícia Civil, Equinocultura e Aquicultura.

A edição de 2012 ocorrerá no litoral sul de São Paulo. Recife (PE) recebe o evento em 2013

SINDIMEV-BA e SMVBA participam do Fórum de política profissional no COMBRAVET 2011

Durante o Congresso aconteceu o Fórum de política profissional das entidades de classe médico veterinária que contou com a participação das Sociedades Estaduais, Sociedade Brasileira, Conselhos Regionais, Cooperativas,  Sindicatos e da Federação Nacional, com o objetivo de integrar as entidades de classe em torno das ações de interesse Médico Veterinárias; Identificar e relacionar pontos de convergência nas ações desenvolvidas e pontos de cooperação; Definir os limites das áreas de atuação, a fim de evitar a sobreposição de ações; Apresentar propostas para o fortalecimento das entidades, de atuação conjunta e a colaboração entre as organizações profissi onais dos Médicos Veterinários. Lamentavelmente, apesar do convite, não foi registrada a presença do CFMV e do CRMV-BA.

Da Bahia estiveram presente os presidentes do Sindimev-Ba e SMVBA, Willadesmon Silva e Geraldo Vinhaes Torres, que  apresentaram propostas para fortalecimento das entidades, a exemplo, da renovação de dirigentes, planejamento estratégico, melhorar a comunicação, articulação e organização das entidades