CONBRAVET É ENCERRADO EM CLIMA DE SUCESSO

+(reset)-

A 40ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, CONBRAVET, foi um sucesso na opinião dos congressistas de todo o Brasil. Sindimev-Ba aproveitou para lançar sua Cartilha Sindical.

O  último dia de atividades do 41º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, CONBRAVET, realizado em Salvador entre os dias 18 a 21 de novembro de 2013 foi marcado por palestras disputadas, congressistas satisfeitos e muita emoção por parte  da comissão organizadora. Para Ana Elisa Almeida, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia se emocionou ao lembrar das grandes dificuldades que enfrentou para que tudo acontecesse em conformidade com a tradição dos conclaves já realizados. O Sindimev esteve presente com sua diretoria nos três dias do encontro e distribuiu sua primeira Cartilha Sindical, material que visa orientar a categoria sobre o papel do sindicato.

Após a leitura e aprovação das moções que deverão ser divulgadas no site oficial do evento, o congresso foi oficialmente encerrado por Josélio Andrade Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, em conjunto com a mesa de honra. O 40º CONBRAVET teve como eventos paralelos o XIII Encontro de Medicina Veterinária Militar e o IX Congresso Brasileiro de Aqüicultura, reunindo mais de mil participantes. Avaliando o evento, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, MV José Maria dos Santos Filho, assinalou que o CONBRAVET tem mantido a linha inicial que é “focar na multidisciplinaridade, ao contrário dos demais congressos que são especialistas”.

O Sindimev-Ba aproveitou o congresso para lançar sua Cartilha Sindical que fez um enorme sucesso entre os participantes. O Stand foi visitado pelos profissionais em busca de esclarecimento e dúvidas relacionadas ao papel e atuação do sindicato. Para Willadesmon, presidente do SINDIMEV-BA, “o Conbravet foi marcante para a classe ao proporcionar a atualização de conhecimentos e permitir aos pesquisadores a divulgação de seus trabalhos, além disso, é claro, tivemos a oportunidade de reencontrar amigos”.
Conbravet 3
A opinião é a mesma emitida horas depois pelo MV Clóvis Improta. Ele ainda teoriza que o CONBRAVET sendo “generalista tem uma vantagem sobre os demais: faz com que o profissional que está bitolado tenha espaço para visualizar outras áreas da Medicina Veterinária”. O evento, na visão de Improta, tem o diferencial de ter “a participação do estudante, que vai ser o futuro profissional”.  E foi como estudante, que o presidente do CRMV-CE diz “que descobriu o verdadeiro amor à Medicina Veterinária”, nos anos 80 do século passado.
Conbravet 2
O MV e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, Air Fagundes analisa que “o CONBRAVET é o evento mais importante da Medicina Veterinária porque é eclético e dá oportunidades de reunir uma vez ao ano profissionais de todas as áreas de conhecimento da Medicina Veterinária”. O professor, que foi um aluno brilhante, ocupando sempre uma das três primeiras posições do curso, elogia a chance de “trocas de informações” entre pesquisadores, podendo chegar até o profissional que está na ponta mais distante.

No foyer, foram montados stands e espaços expositivos para banners de cunho acadêmico. No primeiro andar, onde estão concentrados os salões, os congressistas puderam ouvir palestras de temas variados. Esta variedade temática foi alvo de muitos elogios dirigidos à presidente do Congresso, MV Márcia Faria e a presidente da Comissão científica, MV Maria Consuelo Caribé Ayres.

Professor Paulo César Costa Maia avaliando a produção acadêmica exposta no CONBRAVETO professor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, EMVZ-UFBA, Paulo César Costa Maia ressaltou a qualidade dos trabalhos expostos nos banners e comentou que ao participar como mediador observou que as salas ficavam cheias, o que no entender dele demonstra o acerto das escolhas dos assuntos e palestrantes.
O professor ainda destacou um ponto que considera positivo: a concentração das atividades no período da tarde e noite, deixando as manhãs livres para o descanso  ou turismo. Os estudantes se mostravam bem empolgados com o evento.
Ítalo Barbosa Lemos Lopes, terceiranista da UNIVASF
Cursando o sexto semestre na Universidade Federal do Vale do São Francisco,UNIVASF, Ítalo Barbosa Lemos Lopes ressalta que este é o seu primeiro de muitos CONBRAVET, pois está achando muito bom. O graduando afirma que o evento “abre o leque de informações para os estudantes”.  Seus temas favoritos foram “Ortopedia”, “Tratamento e controle da dor” e “Aqüicultura”. Sobre a palestra/tema da MV Agar Costa Alexandrino de Perez, ele diz que “é um tema importante, porém negligenciado pela maioria das universidades”,daí a importância da palestra.
 
Naiane Nunes (esq) e Amanda Nunes (dir): alem da organização elogiaram bastante as palestras sobre Inspeção de Produtos de origem animal em fronteiras. Em seu segundo CONBRAVET, a estudante Naiane Nunes, já pode ser considerada uma veterana em grandes eventos. Ela esteve na edição de Porto Seguro e gostou de ambas, elogiando bastante a estrutura e a organização em Salvador. A colega dela Amanda Caroline Nunes está em seu primeiro CONBRAVET, e falou que gostou bastante das palestras ligadas à saúde pública.
 
E foi justamente sobre saúde pública que o médico veterinário e presidente da comissão de Saúde Pública do CRMV-BA, MV José Eduardo Ungar de Sá falou no evento.  Para  Ungar o médico veterinário muitas vezes não se dá conta que está cuidando da Saúde Pública o tempo todo. Mas que é um desafio ocupar os espaços, pois outras graduações se sentem no direito de atuar como médicos veterinários sem possuir a formação adequada.
 
Ao ser informada sobre os bons comentários acerca da organização do CONBRAVET, a presidente Márcia Faria (na foto acima é a segunda da esq para direita) disse que fica muito satisfeita, pois foram meses de planejamento e de ações visando fazer o melhor para receber os congressistas em Salvador.
Difícil escolher entre palestras de tamanha qualidade. Um das salas com maior número de acadêmicos na platéia foi a que teve a palestras do MV Eduardo Henry Birgel, com o tema “O ensino da Medicina Veterinária: contemporaneidade e perspectivas”.  Ele ressaltou a necessidade dos estudantes conhecerem a legislação aplicada à Medicina Veterinária.
Outro acadêmico que falou sobre o mesmo  tema foi o MV Milton Thiago de Mello. Definindo-se como irreverente e sempre arrancando risos da platéia, o decano falou dos primórdios do ensino da Medicina Veterinária  no Brasil, seus rumos e trajetória até chegar no momento atual, quando, lembra ele,  “os professores são obrigados a disputar a atenção dos alunos com tablets e smartfones”. O Conbravet 2013 foi realizado no Bahia Othon Palace Hotel de Salvador e teve a participação de cerca de mil médicos veterinários, estudantes e outros profissionais.
Veja foto destas e outras  palestras e demais atividades aqui.

Fonte: CRMV-BA/ASCOM (adaptado pela Ascom/Sindimev-Ba)

Tags: , ,

1 resposta para " CONBRAVET É ENCERRADO EM CLIMA DE SUCESSO "

  1. Adeovaldo Meira Filho disse:

    É com muito orgulho que aprecio o conteúdo deste Boletim sobre o COMBRAVET. Este evento de transcendental importância para a vida é, sem dúvida,
    a contribuição da Medicina Veterinária para um mundo melhor. Vale salientar o afinco e organização dos nossos Órgãos representativos refletido no sucesso do referido evento.

    Parabéns!!!

    Meira.

Comente esta notícia

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Térreo - Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 99601-7067
E-mail: sindimev@sindimev.org.br