CRMV-BA REAJUSTA ANUIDADES EM 31%, INFLAÇÃO DE 2011 FICOU EM 6,5%

Veterinários sofrerão para pagar R$ 380,00, uma taxa considerada excessiva aos padrões salariais vigentes no mercado de trabalho, valor corresponde a um reajuste de 31% da anuidade cobrada em 2011, que foi de R$ 290,00.

O ano mal começou e os médicos veterinários baianos foram surpreendidos com o valor da taxa cobrada para exercício profissional pelo CRMV-Ba, cujo reajuste ficou bem acima da inflação, cerca de 05 vezes o valor do índice registrado em 2011, que ficou em 6,5%, conforme IPCA/IBGE. Os carnês estão sendo entregue este mês, mas a insatisfação é muito grande na classe, afinal, não há justificativa para tão abusivo aumento. Há muitas queixas pela pouca atuação do órgão de classe na Bahia, envolvido em denúncias de irregularidades, sendo alvo de manifestações de servidores na imprensa e cobranças dos veterinários que reivindicam mais fiscalização ao exercício ilegal da profissão no estado, o que vem acarretando prejuízos à ampliação do mercado de trabalho e a valorização profissional. Segundo estimativas do Sindicato a média salarial na Bahia está em torno de 02 salários mínimos, cerca de R$ 1.200,00, o valor da taxa obrigatória corresponde a 30% desta média, o que vai onerar demasiadamente o orçamento das famílias.

A categoria não pode aceitar passiva a este aumento exorbitante. É preciso uma explicação do conselho profissional, e não adianta por a culpa no Conselho Federal, uma vez que, este sempre ouve os presidentes dos conselhos regionais nestas decisões. Alertamos que muitos não terão condições de pagar as anuidades e ficarão impedidos de exercer a profissão, comprometendo a participação em concursos, por exemplo. Manifeste seu descontentamento, enviando e-mail para: presidencia@crmvba.org.br, não se omita, a luta continua, por isso, fortaleça seu sindicato.