DEPUTADOS APROVAM PROJETO QUE AUTORIZA CRIAÇÃO DOS CONSELHOS DE ZOOTECNIA

+(reset)-

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que autoriza o governo a criar os conselhos federal e regionais de Zootecnia. Atualmente, os zootecnistas têm de registrar-se nos conselhos federal e regionais de Medicina Veterinária. No entanto, salienta a relatora, esses órgãos respondem com limitações aos anseios da Zootecnia como categoria profissional. Andreia Zito ressaltou ainda que, segundo estimativas, o Brasil tem hoje mais de 20 mil zootecnistas, e mais de 3 mil são graduados ao término de cada ano. “É uma força de trabalho que cresce significativamente em resposta à vocação do Brasil como país de imenso potencial agropecuário”, afirmou.

Os conselhos serão autarquias federais, com autonomia financeira e administrava, conforme o projeto. Caberá a eles orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos zootecnistas, assim como das empresas cuja atividade principal relaciona-se à área. Para o exercício da profissão, os zootecnistas terão de registrar-se até 30 dias após a instalação dos conselhos regionais.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, agora será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, irá a sanção presidencial.

Comente esta notícia

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Térreo - Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 99601-7067
E-mail: sindimev@sindimev.org.br