ELEIÇÕES CRMV-BA DEVEM ACONTECER EM BREVE

Categoria cobra promessas e compromissos de campanha, mas, esquecidos pelos atuais dirigentes do órgão de classe, cujo mandato deveria ser encerrado em 2011, última eleição foi em 2008.

Na última eleição do Conselho Regional de Medicina Veterinária aconteceu uma acirrada disputa pelos cargos da autarquia federal, seguida de intervenções e brigas judiciais, até hoje não resolvidas, o que foi lamentável para a classe. A categoria anda cansada das promessas não cumpridas e desanimada com os rumos do Conselho, já que o retrocesso no órgão é visível, com grandes prejuízos para a classe.  O descontentamento tem sido manifestado através de mensagens que circulam pela internet e reclamações na imprensa. A classe deseja um Conselho mais atuante e com prestígio social, sobretudo, que se respeite a vontade das urnas em eleições limpas e democráticas.

Novas eleições no conselho devem ser convocadas em breve, precisamos ficar alertas e não cair mais nas promessas de campanha dos atuais conselheiros, ao contrário, a categoria deve cobrar deles, o relatório de suas ações e as explicações pelo fraco desempenho da órgão no cumprimento de seu papel institucional neste período. Os dirigentes prometeram mudanças na atuação do conselho regional de medicina veterinária, mas, ao final de seus mandatos, o que se viu foram promessas não cumpridas e um serviço público federal deficiente. As imagens abaixo comprovam isso, trata-se de documentos de campanha apresentados pelo atual presidente do CRMV-Ba, dirigidos à classe, sob título “Mudar para melhorar” tirem suas próprias conclusões:

A categoria anda desanimada e inconformada com a atuação do Conselho, muitos estão indignados e tem enviado e-mail ao SINDICATO, ora em tom de desabafo, ora com críticas ao CRMV-Ba.  Com expressões do tipo “Onde está o conselho quando precisamos?” ou “Cadê a fiscalização do exercício profissional do Tribunal de Honra da Classe?”

Veja abaixo mensagem do e-mail anônimo recebido pelo SINDIMEV-BA:

“…Onde está o conselho quando precisamos? Quando acontecem as feiras agropecuárias, as vaquejadas, as argolinhas, as cavalgadas, as festas de vaqueiros pelo interior afora? De acordo com a lei todos esses eventos deveriam ter um responsável técnico (RT) – um veterinário, mas o que ocorre é que por falta de fiscalização do conselho para o cumprimento das leis, os eventos não contratam nenhum RT, que acontecem à revelia das autoridades, das leis de proteção dos animais, das leis sanitárias e outras.

Mas o que dizer, se o próprio conselho não tem nenhum fiscal veterinário selecionado através de concurso público, bem como, algumas prefeituras que nem têm no seu quadro efetivo permanente o veterinário, e quando possui, oferecem um salário ridículo muito abaixo do SMP.

Será que a principal função do conselho é cobrar apenas suas anuidades e taxas? Assim parece. Alguns veterinários são isentos até de imposto de renda, pagam aluguel, vivem em bairros populares, não possui carro, nem moto, andam de ônibus e muitas vezes com nome sujo no SPC e SERASA. Nem todos são fazendeiros ou oriundos de famílias ricas, nem todos trabalham no Mapa, Adab, Ebda, Exército, Polícia Federal ou outras empresas de grande porte que remuneram dignamente o profissional. Existem as bodegas, as vendas, as bibocas que não podem pagar 1,2 salários mínimos e que sofrem tanto quanto o profissional um monte de taxas e impostos, esses são a maioria.

A Bahia é um estado imenso que faz fronteira com outros estados e tem uma extensão territorial maior do que muitos países, e o CRMV-BA só têm apenas dois fiscais de nível médio, é um tremendo faz de contas. Enquanto isso, a profissão se enfraquece e se desvaloriza a cada dia no mundo real, pois os conselheiros vivem num mundo diferente da maioria, que faz palpação retal, coleta sêmen, faz castrações, faz laparotomias etc., ou seja, ralam e muito para ter um padrão de vida mínimo. A maioria trabalha muito para ganhar muito pouco, enquanto outros fazem política, vivem representando a classe sem legitimidade, sem realmente sentir na pele o que é ser um VETERINÁRIO.” (anônimo)

NOVAS ELEIÇÕES NO CRMV-BA DEVEM SER CONVOCADAS EM BREVE, REUNAM SEUS COLEGAS, CONVOQUE SUA ASSOCIAÇÃO PARA REFLETIR: QUE PROFISSÃO QUEREMOS NO FUTURO E QUAL DEVE SER O PAPEL DE NOSSO CONSELHO PROFISSIONAL. MOBILIZE-SE E SEJA RESPONSÁVEL POR UMA MEDICINA VETERINÁRIA DIGNA, VALORIZADA, RESPEITADA E FORTALECIDA NA SOCIEDADE.