Eleições diretas já no CFMV

Sindicalistas farão campanha por mais democracia e direito a voto direto para o Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV. A decisão foi tomada no encontro realizado em julho deste ano, em Florianópolis-SC, pela Federação Nacional dos Médicos Veterinários – FENAMEV, que contou com a participação dos Sindicatos de Médicos Veterinários nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso dos Sul, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, da Bahia, de Goiás, de Pernambuco e do Pará. Foram examinados diversos assuntos de interesse da categoria profissional dos Médicos Veterinários, dentre eles o Projeto de Lei no 4.265/08 que estabelece eleições diretas no CFMV, de autoria do Deputado Federal, Ônix Dorneles Lorenzoni. Para tanto, será preciso reunir no mínimo cerca de 10.000 assinaturas em todo o Brasil, que serão coletadas num abaixo-assinado, apoiando a iniciativa do parlamentar. Baixe o modelo disponível em nosso site e comece a coletar em seu municipio as assinaturas necessárias, depois envie para a sede do SINDIMEV-Ba, em Salvador.

È necessário que todas as entidades de classe assumam o compromisso de lutar para viabilizarmos eleições diretas no Conselho Federal de Medicina Veterinária, afinal, outras entidades de representação profissional já realizam eleições de Conselhos pela via direta. É intolerável, que no Brasil do século XXI, após 30 anos da abertura democrática, ainda tenhamos processos indiretos de escolhas de nossos representantes no CFMV.  O Brasil avançou e precisa seguir em frente, nossas entidades precisam também promover mudanças e avançar.

O Sindicato defende mais transparência e democracia nos conselhos profissionais. O CFMV é um patrimônio da sociedade brasileira, em especial, dos médicos veterináiros e deve nortear-se pelos princípios constitucionais consagrados na Constituição Federal: democracia, moralidade, eficiência, impessoalidade e transparência, entre nessa luta!