ENTIDADES DE CLASSE LAMENTAM ESCOLHAS DO GOVERNO

Dirigentes do CRMV-BA, CREA-BA, SINDIMEV-BA, ASSERF e AFA demonstram preocupação com o perfil das indicações do governo ao secretário de relações institucionais Josias Gomes.

20150224_104705_4

Após solicitarem agenda com o governador Rui Costa em 30 de Janeiro, as entidades representativas dos médicos veterinários e agrônomos foram recebidos hoje (24/02), pela manhã, pelo Secretário Josias Gomes da SERIN (Secretaria de Relações Institucionais).

Na reunião os dirigentes do CRMV-BA, CREA-BA, SINDIMEV-BA, ASSERF e AFA  demonstraram ao secretario a preocupação com o perfil das indicações do governo, e lamentaram a escolha do novo diretor da ADAB, que contrariou uma tradição de mais de 30 anos de indicação de profissionais com vasta experiência em defesa agropecuária e formados em medicina veterinária e/ou agronomia. O corpo técnico da ADAB defende a escolha de dirigentes com um perfil que vem conquistando excelentes resultados nos 30 anos de funcionamento da ADAB e que tornou a autarquia referência nacional em defesa agropecuária. Desde a sua fundação, a agência sempre foi dirigida por profissionais das áreas de Medicina Veterinária ou Engenharia Agronômica.

doc 1 doc 2No documento entregue ao Secretário e Governador os fiscais demonstram, ainda, “… que nada tem contra à pessoa do senhor Oziel Oliveira, tanto que estão dispostos a ajudá-lo, no tão necessário assessoramento técnico, mas defendem o cumprimento do Regimento Interno do órgão, que dispõe que os cargos de diretoria e coordenações técnicas devem ser ocupados por médicos veterinários e agrônomos, com comprovada experiência por no mínimo 03 (três) anos”.

A dirigente sindical  e fiscal estadual agropecuária, Izana Fiterman, fez questão de frisar que algumas indicações para os cargos estratégicos, além de contrariar o regulamento do órgão, estão na contramão das promessas de campanha, onde se falou em busca da eficiência, com indicação de quadros técnicos com experiência e qualificação para ocupação das estruturas de governo. “Ficamos preocupados com determinadas indicações, muitas vezes forçadas por compromissos políticos e pressão dos aliados, com prejuízos na qualidade e eficiência da administração pública”, finalizou.

20150224_104656

SINDIMEV reivindica concurso na ADAB – Diante das preocupações com a demanda tecnicamente especifica da ADAB, o Sindicato dos Médicos Veterinários aproveitou para reiterar o pedido de concurso. Mais que nunca é hora de adequar o número de servidores da área técnica e administrativa, através de concurso, pelo qual se fará cumprir acordo celebrado entre Ministério da Agricultura, Ministério Público do Estado e Organização Mundial de Saúde Animal.

Decreto de Progressão – Foi também ponto de pauta dessa reunião o Decreto de Progressão das Carreiras de Fiscalização e Regulação, para o qual o grupo de entidades pediu agilidade na publicação da nova instrução 2014/15, uma vez que se encontra concluso na SAEB – Secretaria de Administração do Estado da Bahia.

Ao final da reunião, o secretário se comprometeu a levar o assunto ao governador Rui e buscar entendimentos com a SAEB e SEAGRI sobre os outros pontos da pauta. Ademais, sugeriu a marcação de uma audiência com o novo diretor geral da ADAB para inicio de um diálogo satisfatório e apresentação das demandas expostas na presente reunião.

Tags: , , ,