ESCRITOR LANÇA LIVRO COM HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA

A Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária e a Academia Baiana de Medicina Veterinária promoveram na semana passada, o lançamento da obra “A Medicina Veterinária da Bahia: Memórias de uma Evolução” de autoria do professor Geraldo Cezar de Vinhaes Torres.

O evento que contou com a presença do presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia (foto) aconteceu no auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, UFBA, em 03 de outubro. A data do lançamento, explicou o autor, é a mesma do aniversário da Sociedade Baiana de Medicina Veterinária, que completou 71 anos de fundação.

O livro tem 186 páginas, divididas em 23 capítulos e 21 anexos e foi editado pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária com o apoio da Academia Baiana de Medicina Veterinária. Em um dos capítulos é contada a origem do SINDIMEV-BA, seus idealizadores, primeira diretoria e um pouco da história do sindicato da categoria. O autor agradeceu a contribuição do presidente do SINDIMEV-BA, Dr. Willadesmon Silva, para o êxito da obra.

O autor realiza a historiografia da Medicina Veterinária no Estado até 2010, com muita propriedade e coerência, narra com firmeza os principais acontecimentos, atores e evolução da profissão, com destaque para os pesquisadores e cientistas que promoveram a projeção para além das divisas do estado, a exemplo, do professor Fúlvio Alice, patrono da medicina veterinária da Bahia. O livro conta a história das instituições e entidades de classe, o papel de cada uma delas, sua importância para o desenvolvimento econômico, social e politico na Bahia.

Segundo o autor do livro, “O objetivo era recuperar e consolidar a memória da Medicina Veterinária da Bahia, para que os fatos não se percam e fiquem registrados para a posteridade”. Ao comentar a obra, fala com voz pausada e firme que “se policiou o tempo todo para ser neutro”, tendo, porém o cuidado de preservar e exaltar a memória daqueles que merecem ser lembrados.

O autor é formado pela UFBA, em 1957 foi egresso da terceira turma de concluintes na Bahia e sua vida acadêmica sempre foi ligada à UFBA tendo sido professor, hoje aposentado, e diretor da EMV, ainda sem a Zootecnia. O MV Geraldo Cezar de Vinhaes Torres tem uma trajetória pessoal que se confunde com a história da Medicina Veterinária da Bahia. Autor de outro livro, que teve como tema a Escola de Medicina Veterinária da UFBA, cuja edição já se esgotou.

A obra que reúne as experiências do autor, nas convivências acadêmicas e representativas nas entidades que esteve envolvido, bem como das conversas com antigos mestres e pesquisas documentais. O livro foi bem recebida por uma plateia representativa, que ao final comemorou com um coquetel e noite de autógrafos.

O presidente do SINDIMEV, Willadesmon Silva, afirmou que o livro “possui um elenco de registros históricos que devem ser lembrados para sempre, pelos atuais e futuros profissionais médicos veterinários da Bahia e do Brasil, e aproveitou para parabenizar o renomado autor”.

Muito contente com a abrangência histórica da obra e uma das organizadoras do evento, a atual candidata a presidente do CRMV-BA, professora Ana Elisa Fernandes, pela chapa “Novo tempo”, afirmou que: “a obra é um legado para as futuras gerações, e servirá de incentivo aos jovens, na busca de uma maior valorização e posição de destaque de nossa profissão junto a sociedade”.

O livro pode ser adquirido gratuitamente na sede da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, endereço no rodapé deste newsletter.

1 resposta para " ESCRITOR LANÇA LIVRO COM HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA "

1. Apesar da noticia não ser recente, não poderiamos deixar de ressaltar a publicação desta obra, dando destaque à gloriosa histora da Veterinária baiana, reflexo da evolução das Ciencias Veterinária no Brasil. A Academia Baiana de Medicina Veterinária, apoiada por outras Entidades Profissionais da Vetrinária na Bahia, deram um grande passop no registro do momentos da evolução da Veterinária em nosso País.
    Ao Professor Dr. Geraldo Cezar de Vinhaes Torres apresentamos nossos parabéns por mais esta realização e a APAMVET – Academia Paulista de Medicina Veterinária se associa ao júbilo do lançamento de mais um capítulo da história de nossa Nobre Profissão.
    Atenciosamente
    Eduardo Harry Birgel