FENAMEV REALIZA ASSEMBLEIA E DEBATE TEMAS DE INTERESSE DA CATEGORIA

Entre os temas discutidos ficou estabelecido que o valor da contribuição sindical para o ano de 2013 será unificado pelos sindicatos

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última terça-feira (11), a diretoria da Federação Nacional dos Médicos Veterinários (FENAMEV) definiu em R$ 176,24 o valor da taxa de contribuição sindical para o ano de 2013. A reunião contou com os representantes sindicais dos estados da Bahia (BA), de Goiás (GO), de Minas Gerais (MG), do Mato Grosso do Sul (MS), do Paraná (PR), do Rio de Janeiro (RJ), do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC). A proposta foi aprovada por 7 votos a 1.

A taxa paga pelos profissionais vinculados aos sindicatos é baseada na lei 4.950-A, que determina que a cobrança seja equivalente a um trinta avos do salário mínimo profissional vigente. Geraldo Bach, representante sindical (SC) e autor da proposta vencedora, considera que a nova taxa se justifica pela legitimidade legal. “De acordo com a legislação, a taxa representa um dia de trabalho do profissional, é só o que estamos cobrando e o reajuste para o ano que vem não ficará muito acima do que já vinha sendo cobrado”, argumenta.

Até então, os sindicatos de medicina veterinária brasileiros não tinham uma taxa única para todas as entidades, e assim, cada sindicato acabava por cobrar valores diferentes, o que gerava confusão dentro da categoria. “Isso fazia com que profissionais de um estado contribuíssem mais do que outros, ou pior, que deixassem de contribuir em seus estados de origem, o que era injusto”, explica José Alberto Rossi, presidente da FENAMEV.

Fortalecimento – O estabelecimento de uma taxa de contribuição nacional não é a única atitude nos planos da diretoria, Maria Angélica Zollin de Almeida, representante sindical (RS), salientou a importância da organização legal e do trabalho de esclarecimento dos vinculados para o fortalecimento de cada um dos sindicatos individualmente. “Essa é uma das formas mais práticas para nos estabelecermos como representantes da categoria”, aponta.

Entretanto, para o fortalecimento e para conquista de maior representatividade, a Federação pretende estender os trabalhos de organização para além dos muros dos sindicatos estaduais. “Não podemos permitir que coisas como perder projetos de lei ou que profissionais de outras áreas tomem as rédeas aconteçam porque não temos força política”, declara Rossi.

Para cumprir essa meta, a Federação anunciou seu Plano de Comunicação para 2013 que prevê o lançamento de um novo site e de um newsletter quinzenal. O objetivo é estreitar os laços e as relações entre os sindicatos associados e com a própria FENAMEV.

Fonte: www.fenamev.org.br (adaptado)