JEGUES NA LAVAGEM DO BOMFIM, CADÊ A POSIÇÃO DO CRMV-BA?

A tradicional festa e lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, aconteceu mais uma vez, em meio a discussão e polêmica sobre o bem estar dos animais que participam e integram os festejos.

Em meio a polêmica quanto a permissão ou não de jegues na lavagem do Bomfim, esperava-se o posicionamento do CRMV-BA sobre o assunto, pela lei o Conselho profissional é um órgão opinativo nas questões que envolvem o bem estar dos animais, na Bahia, infelizmente, os dirigentes estão silentes e se omitem, diferentemente do que ocorre no Conselho Federal de Medicina Veterinária e conselhos regionais de outros estados que participam ativamente deste debate, se manifestando em prol do interesse público e contra aos maus tratos dos animais. É notório que os médicos veterinários possuem autoridade cientifica e são legalmente habilitados para auxiliar a sociedade para vencer com argumentos esta questão.

De um lado os que acham que barrar o jegue é quebrar uma tradição. “O jegue, que levava a água para lavar a escadaria, é um símbolo do Nordeste, do trabalho, da seca. Jesus fugiu em um jegue”, diz um dos defensores. Na outra ponta, a advogada e diretora da ONG Bicho Feliz, Gislane Brandão, diz que “a tradição não pode estar acima da lei e a cultura não é estática. Hoje, nossa cultura não aceita maus-tratos”. Para os representantes das nove ONGs que fiscalizarão a ordem no Bonfim, a exposição a sons elevados, a possibilidade dos equinos se assustarem com os fogos e com a multidão, e o trajeto de 8 km sob o sol escaldante são as principais agressões contra os jegues.

Entenda o caso:
Em 2008 – A ONG Bicho Feliz solicita representação junto ao Ministério Público denunciando os maus-tratos. Em 2009 – O MP-BA aciona criminalmente a Fundação Gregório de Matos (pelo concurso da mais bela carroça, realizado até 2007) e a Saltur como estimuladores da prática. Em 2011 – A OAB-BA e três ONGs abrem ação cível e liminar proíbe os animais no cortejo. Em 2012 – A liminar de proibição é renovada. Em seguida, o TJ-Ba derruba a liminar e fica permitida o uso de jegues na lavagem do Bomfim.