SINDICATO SUGERE “MAIS MÉDICOS VETERINÁRIOS” EM SESSÃO ESPECIAL

+(reset)-

A Assembléia Legislativa da Bahia foi palco de uma grande homenagem aos Médicos Veterinários do estado da Bahia e do Brasil, na última segunda-feira (9). Autor do requerimento para realização da solenidade, o Deputado Estadual Joseildo Ramos (PT/BA) falou sobre a importância da normatização da profissão e destacou o trabalho desempenhado pela categoria em todo o País

veterinarios_Sessao-300x170A sessão especial foi realizada em homenagem aos 45 anos da criação do Sistema CFMV- CRMVs, que congrega o Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. A profissão de médico veterinário foi regulamentada há 80 anos, em 1933, pelo Presidente Getúlio Vargas no Decreto-Lei Nº 23.133 de 9 de setembro de 1933.  A sessão foi aberta com a composição da mesa de honra presidida pelo Deputado Joseildo Ramos, para a qual foram convidados o secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, Humberto Miranda, Representante da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia, O professor Eliel Judson da UNIME, professor Paulo César Maia representante da EMVZ-UFBA, Willadesmon Silva, presidente do SINDIMEV, o presidente da Academia Baiana de Medicina Veterinária, Luciano Figueiredo, a presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, Márcia Farias, o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, o representante do Mapa, Paulo Reis, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida e o Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

Autor do requerimento para realização da solenidade, o Deputado Estadual Joseildo Ramos (PT/BA) falou sobre a importância da normatização da profissão e destacou o trabalho desempenhado pela categoria em todo o País. “Esse é um dos motivos pelos quais estamos reunidos aqui neste plenário: para celebrarmos essa e muitas outras conquistas de uma classe que lutou, e que ainda luta, pelo reconhecimento e pela valorização dos serviços prestados à sociedade”, ressaltou. Em seu pronunciamento, a presidente do CRMV-BA, Ana Elisa Fernandes, ressaltou que 45% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro são oriundos da agropecuária e frisou a importância do veterinário para sanidade animal, para economia e para a vida. “Nenhuma outra profissão advoga pelos interesses de duas classes tão distintas: os seres humanos e os animais”, lembrou a citação do filósofo americano Bernard Rollin.
Desmon 05 compactaO presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia (SINDIMEV-BA), Willadesmon Silva (foto), parabenizou a iniciativa da Sessão Especial e também destacou a necessidade de valorização da profissão. “Motivos para comemoração são muitos, mas os desafios continuam. Os veterinários precisam ser mais valorizados. É preciso gerar mais empregos, propiciar salários mais decentes e melhores condições de trabalho, respeitar os direitos trabalhistas, acabar com as injustiças e cumprir o salário mínimo profissional. Da mesma forma que a presidente Dilma criou o programa “Mais Médicos”, a Bahia precisa criar o ” Mais Médicos Veterinários”.

Carreira – A posição do presidente do sindicato reverbera em toda categoria. A necessidade de alteração da Lei 11.051, de 05 de fevereiro de 2009, que regulamenta a carreira de Especialista de Meio Ambiente no estado, é uma das bandeiras atuais dos médicos veterinários na Bahia. O deputado Joseildo irá encaminhar ao governador Jaques Wagner uma indicação de Projeto de Lei alterando as exigências de competência para o cargo. A lei em vigor não permitiu, por exemplo, que os profissionais fossem contemplados no edital do concurso público mais recente do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que previa 179 vagas para os cargos de especialista de Meio Ambiente. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) já reconhece a presença do veterinário como especialista nessa área. O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes lembra que o veterinário também tem papel importante na busca pelo desenvolvimento sustentável. “ Estamos preocupados não só com saúde animal e do ser humano, mas com a saúde do planeta.”

Estiveram presentes profissionais de várias gerações, entre eles, alguns dos nomes mais destacados da Medicina Veterinária baiana. Encerrando a Sessão Especial, foi entregue o Prêmio Fúlvio Alice ao MV José Guilherme Motta. O Prêmio Fúlvio Alice foi instituído pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia em 14 de agosto de 2000 e é entregue ao médico veterinário que tenha se destacado na Medicina Veterinária.

Comente esta notícia

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Térreo - Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 99601-7067
E-mail: sindimev@sindimev.org.br