NOTA DE ESCLARECIMENTO – “DESABAFO DE UM MÉDICO VETERINÁRIO”

+(reset)-

Esta semana circulou na internet uma mensagem eletrônica, cujo titulo é “DESABAFO”, compreendemos o desânimo, a insatisfação e concordamos com parte das críticas, entendemos que há em nosso meio uma clara desinformação e muita dificuldade em entender a legislação vigente, além de uma profunda incompreensão relacionada ao papel institucional do Sindicato, sobre os quais  gostaríamos de esclarecer o seguinte:

  • Alguns consideram desnecessário o sindicato, reclamam da contribuição sindical, nao enxergam beneficios e acham que a entidade só faz cobranças mal educadas e ameaçadoras. Isso não verdade, o sindicato está presente em nossas vidas, mesmo sem percebermos, muitos podem até não precisar do sindicato diretamente, mas, alguns já precisaram e perceberam sua importância. Estas pessoas não entendem que o sindicato, é a coletividade em defesa de uma concepção classista, que fortalece a profissão, a fim de preservar e ampliar direitos dos trabalhadores, reduzir a exploração na relação capital x trabalho e proporcionar benefícios e ganhos profissionais. Não há uma relação de troca, comercial, como se fosse uma relação mercantil/capitalista, do tipo: “se eu pago, quero algo em tr oca pra mim!”, o sindicato é diferente, ele luta pelo bem estar da coletividade, é um instrumento a serviço do conjunto de trabalhadores, seja ele privado, liberal ou servidor público.
  • De fato o Sindicato está aquém do que poderia fazer, mas isto não é culpa somente de sua diretoria. O Sindicato é muito mais que seu corpo de dirigentes, e sim a coletividade que apoia seus atos e lutam juntos, através de ações sindicais, cobranças e mobilizações nas campanhas reivindicatórias. O que raramente acontece, dada a pouca consciência de classe e inércia dos médicos veterinários. Estamos há apenas 03 anos a frente do sindicato, que esteve um tempo inativo e somente agora retomou suas ações. Não acreditamos em vôo solo, individualmente não chegaremos a lugar algum, só a unidade de todos constrói e fortalece uma categoria. Acolhemos a crítica construtiva e reivindicamos da classe àquelas que possam melhorar nossa atuação.
  • Esta tentativa de retomada de combatividade na atual diretoria, tem tido pouca ressonância na classe, que vive a reclamar do valor anual cobrado a titulo de contribuição sindical, sem o qual, não se financia e viabiliza seu plano de ação. Vivemos num país capitalista, sem estrutura de apoio, perguntamos: quem vai pagar as contas do Sindicato? Acho que somente seus sócios poderão e devem fazê-lo. Vejam as outras categorias, elas são fortes, porque os profissionais financiam suas entidades e participam da vida sindical. Enquanto, nós médicos veterinários, nos dispersamos, em atos individuais e egoístas, reclamamos de tudo e de todos. Estamos recomeçando, com muita vontade, disposição, abnegação e responsabilidade, mas a categoria não apoia na mesma proporção, menos de 15% dos médicos veterinários d a Bahia, contribuiu com o sindicato em 2011, em 2009 era 5%. Sem recursos não se faz nada. Onde então vamos chegar? Que futuro queremos para a classe? Quais as nossas responsabilidades e atos para construir este futuro?, são reflexões que devemos fazer.
  • O Sindicato tem realizado algumas ações: investimento em comunicação (site, boletim e jornal);  reuniões e cobranças em Brasília e aqui em Salvador com políticos, autoridades e dirigentes públicos; apoiamos o ingresso de ações judiciais contra o aumento das anuidades; enviamos carta aos prefeitos para contratação e aplicação do SMP, enfim, poderíamos enumerar uma série de ações. Queremos fazer mais, precisamos de união e apoio de todos.
  • O Sindicato é um instrumento de luta coletiva, seus benefícios estão no plano imaterial, simbólico e suas conquistas muitas vezes não são percebidas individualmente, mas ele existe no campo social, através da conquista de mais liberdade, democracia, ampliação e garantia do mercado de trabalho, aumento salarial, concursos públicos, direito a saúde do trabalhador, direito a previdência social, garantia e estabilidade no emprego público, pagamento de periculosidade, enfim, são conquistas para a sociedade.
  • Infelizmente, o médico veterinário possui uma visão imediatista, assistencialista e individualista, que são características presentes nas sociedades contemporâneas. Entendem, que se eu pago ao sindicato, ele me deve um benefício direto. Por principio, não entendemos desta forma. O que contribuímos ao sindicato é para benefício de todos, principalmente, ao conjunto dos trabalhadores. É óbvio, que uma situação particular não deixará de ser atendida, e muito temos feito neste sentido, através de assistência jurídica e orientações de defesa, a quem nos procura. Estamos negociando convênios educacionais, planos de saúde/odontológico e de Previdência Privada para a classe.
  • Com relação, ao CRMV, não estamos brigando apenas por uma sala, e sim, por uma Entidade mais atuante, forte, democrática, transparente, respeitada e de prestigio social, enfim, há uma divergência no campo das ideias, concepção e exercício político daquele espaço de poder e representação coletiva, do qual exigimos mudanças, pelo bem da medicina veterinária. Este ano, provavelmente, teremos eleições no CRMV, uma grande oportunidade para refletir, propor mudanças e inaugurar um novo momento.
  • Estamos a disposição para fazer um diálogo fraterno, sério e sincero sobre estes assuntos com os colegas.

Diretoria – Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia

Comente esta notícia

Twitter You tube Facebook Flickr Orkut
Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia - Sindimev-BA
Rua Marujos do Brasil, nº. 20, Térreo - Tororó - Salvador – Bahia - CEP: 40.050-030 - Fone: (71) 99601-7067
E-mail: sindimev@sindimev.org.br