NOTA PÚBLICA DO CRMV-BA SOBRE AS DECLARAÇÕES DE VEREADOR

NOTA CRMVO Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia, entidade à qual compete servir como órgão de consulta dos governos da União, dos Estados e dos Municípios em todos os assuntos relativos à profissão de médico-veterinário, bem como disciplinar as atividades a ela relativas, tendo em vista as declarações do vereador Marcell Moraes, feitas no programa Se Liga Bocão, nesta segunda-feira (28), na rádio Itapoan FM, vem a público expressar o que segue:

Primeiramente, é de se repudiar a alegação do edil, que creditou o desgosto da classe médico-veterinária para com a sua atuação por estar supostamente “tirando lucro da classe”. Merece igual repúdio a declaração do vereador de que quer “dar prejuízo, sim, aos veterinários”, em prol de pretensa defesa da castração gratuita de animais.

O médico veterinário é profissional multifacetado ao qual compete não somente o tratamento clínico e cirúrgico de pequenos animais. A ele compete atuar na cadeia produtiva, no controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano, na prevenção e cura de doenças e na preservação do meio ambiente.

Assim como outras graduações, a formação em Medicina Veterinária demanda investimento e dedicação, devendo o profissional formado ser dignamente remunerado como qualquer outro profissional dedicado à sua profissão. A própria Constituição Federal, que deveria ser defendida pelos representantes eleitos do povo, prevê que a Ordem Econômica no Estado Democrático de Direito  tem por fim assegurar a todos existência digna e se fundamenta na valorização do trabalho humano.

É de oportunismo tacanho, irresponsável e mentiroso contrapor a classe médica veterinária ao tratamento gratuito de animais. A uma porque tais procedimentos, gratuitos ou não, somente podem ser realizados por profissionais com formação na área, sob pena de configuração da contravenção penal de exercício ilegal da profissão. E a duas porque são eles, os médicos veterinários, que, a despeito do risco de incorrerem na infração ética de vilipendiamento da profissão, prestam assistência gratuita através de ONGs e Associações de defesa dos animais.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia defende os serviços veterinários gratuitos ou a preços reduzidos, desde que prestados no âmbito das políticas públicas, seja nos hospitais públicos veterinários, através de convênios e parcerias com o poder público, ou prestados por ONGs e Associações sérias que remunerem dignamente os serviços dos seus profissionais. É preciso ter atenção com os falsos defensores da causa animal, ainda mais em época de corrida eleitoral.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia entende que a declaração do referido edil não reflete o posicionamento da Câmara de Vereadores de Salvador e destoa da tradição democrática da casa. O CRMV-BA aproveita também para se colocar ao lado daqueles que queiram debater com seriedade o bem-estar animal, desempenhando a atribuição legal de servir como órgão de consulta, conforme a Lei 5.517/68.

Firmemente

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia