SINDIMEV-BA PUBLICA NOTA EM REPÚDIO A DECLARAÇÕES DE EDIL

“Quero dar prejuízo aos veterinários”, dispara Marcell Moraes, vereador de Salvador. Declaração em entrevista no mínimo infeliz, desrespeitosa e deselegante com a classe, fez surgir um movimento espontâneo de repúdio pelos médicos veterinários nas redes sociais. Com isso, o SINDIMEV-BA divulgou a presente nota pública:

NOTA PÚBLICA DO SINDIMEV-BA SOBRE AS DECLARAÇÕES DO VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR E CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL EM TOM OFENSIVO À CLASSE MÉDICO VETERINÁRIA DA BAHIA.

Salvador, 02 de Agosto de 2014

O Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia – SINDIMEV-BA, entidade representativa dos trabalhadores médicos veterinários baianos, tendo em vista as declarações do vereador de Salvador Marcell Moraes, do Partido Verde (PV), feitas no programa Se Liga Bocão, nesta segunda-feira (28), na rádio Itapoan FM, vem a público expressar o que segue:

Primeiramente, é de se repudiar a alegação do edil, que creditou o desgosto da classe médico veterinária para com a sua atuação por estar supostamente “tirando lucro da classe”. Merece igual repúdio a declaração do vereador de que quer “dar prejuízo, sim, aos veterinários”, em prol de pretensa defesa da castração gratuita de animais.

O médico veterinário é profissional multifacetado ao qual compete não somente o tratamento clínico e cirúrgico de pequenos animais. Bem como atuam na cadeia produtiva e controle sanitário dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano, na prevenção e cura de doenças e na preservação do meio ambiente. Mas, sem dúvidas, seu objetivo comum e maior, sempre foi e será a defesa da vida, da liberdade, da saúde e dos direitos dos animais. Os médicos veterinários vem acompanhando o movimento mundial dos últimos 20 anos que torna cada vez mais forte e legitimado a defesa dos Bem Estar e dos Direitos dos Animais. Um exemplo dessa conquista são a Declaração Universal dos Direitos Animais de 1978, firmada pela UNESCO e com a participação decisiva de cientistas médicos veterinários.

Assim como outras graduações, a formação em Medicina Veterinária demanda investimento e dedicação, devendo o profissional formado ser dignamente remunerado como qualquer outro profissional dedicado à sua profissão. A própria Constituição Federal, que deveria ser defendida pelos representantes eleitos do povo, prevê que a Ordem Econômica no Estado Democrático de Direito tem por fim assegurar a todos existência digna e se fundamenta na valorização do trabalho humano.

É de oportunismo tacanho, irresponsável, anti-ético e mentiroso contrapor a classe médica veterinária ao tratamento gratuito de animais. Primeiro, porque tais procedimentos, gratuitos ou não, somente podem ser realizados por profissionais com formação na área, sob pena de configuração da contravenção penal de exercício ilegal da profissão. E segundo, porque são eles, os médicos veterinários, que, a despeito do risco de incorrerem na infração ética de vilipendiar a profissão, prestam assistência gratuita através de ONGs e Associações de defesa dos animais.

O SINDIMEV-BA defende os serviços veterinários gratuitos ou a preços reduzidos, desde que prestados no âmbito das políticas públicas, seja nos hospitais públicos veterinários, através de convênios e parcerias com o poder público, ou prestados por ONGs e Associações sérias que remunerem dignamente os serviços dos seus profissionais. É preciso ter atenção com os falsos defensores da causa animal, ainda mais em época de corrida eleitoral. A sociedade precisa estar atenta e eleger os verdadeiros defensores dos animais.

O SINDIMEV-BA entende que a declaração do referido edil não reflete o posicionamento da Câmara de Vereadores de Salvador e destoa da tradição democrática da casa. O SINDIMEV-BA aproveita também para se colocar ao lado daqueles que queiram debater com seriedade o bem-estar animal e a defesa dos direitos dos animais de forma ética. A classe médica veterinária reivindica mais respeito, reconhecimento e valorização.

SINDIMEV-BAHIA

Tags: , , ,