SECRETÁRIO ESTADUAL CÉZAR LISBOA RECEBE DIRETORIA DO SINDIMEV

Sindicato apresentou reivindicações e cobrou o pagamento de passivo decorrente de Ação do Salário Mínimo Profissional

No dia 23/11, o secretário Estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, atendeu ao pedido da diretoria do sindicato e recebeu uma comissão de trabalhadores para discutir temas da pauta dos servidores médicos veterinários empregados na ADAB, EBDA, Bahiapesca, Sesab e Seagri. O mais importante deles, a ação judicial transitada e julgada, em fase de execução, que visa corrigir os vencimentos dos servidores do extinto IBB, com a implantação do salário mínimo profissional (SMP), conforme a Lei 4.950/42. Atualmente, os servidores estão lotados em diversos órgãos estaduais, a maioria deles na ADAB.

Na audiência, o sindicato cobrou do governo que evite a protelação do pagamento e cumpra logo a ordem judicial. Bem como, reivindicou que o governo aproveite a oportunidade para corrigir administrativamente uma distorção histórica existente na ADAB, decorrente da diferenciação de vencimentos entre servidores que desenvolvem a defesa agropecuária e a inspeção da ADAB, aplicando a isonomia salarial com relação ao grupo que conquistou esta vitória na justiça. O Sindicato apresentou documentos com propostas e reivindicações da categoria, um deles com 11 itens, onde se cobrou o pagamento da URV e a realização imediata de concurso público, com o fim dos REDAS, na Secretaria da Agricultura, ADAB e EBDA, sob pena de prejuízos ao desenvolvimento econômico e social do Estado da Bahia, sobretudo aos riscos de retrocessos no status sanitário e avanços nas cadeias produtivas. Este mesmo documento foi encaminhado ao Governador Jaques Wagner.

Willadesmon Silva, presidente do Sindimev-Ba, fez um apelo para que o governo acelere a abertura do Edital do Concurso Público para o ano de 2012. O secretário mostrou-se sensível aos problemas. Lisboa se comprometeu a buscar uma solução e sugeriu ao sindicato que inicie um processo de negociação específica com a ADAB e EBDA, a fim de tratar dos demais itens da pauta de reivindicações da categoria, como exemplo, a implantação do Plano de Carreiras dos Fiscais Agropecuários, processos de aposentadorias e assinatura de acordo coletivo. “A reunião foi um avanço e serviu para demonstrar o novo perfil dessa diretoria, disposta a lutar e cobrar do governo o atendimento dos pleitos da categoria”, relatou Willadesmon.

Ao final, o sindicato manifestou preocupação com a situação da EBDA, afirmou que estão solidários ao Sintagri, e que pretende lutar pela valorização e dignidade dos servidores daquela empresa. Estiveram presentes na reunião, os diretores sindicais Sergio Carlos Carreiro, a médica veterinária da ADAB, Perpetua Arrais, o advogado do sindicato, Dr. Rafael Carneiro, do escritório Arialdo&Rafael Advogados e o presidente do sindicato, Willadesmon Silva (foto).

1 resposta para " SECRETÁRIO ESTADUAL CÉZAR LISBOA RECEBE DIRETORIA DO SINDIMEV "

1. JOSÉ disse:

TOMARA QUE O GOVERNO DA BAHIA TOME VERGONHA E REESTRUTURE OS ÓRGÃOS LIGADOS À AGRICULTURA NO ESTADO. A BAHIA TEM ENORME IMPORTÂNCIA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, NO ENTANTO NÃO RECEBE A DEVIDA ATENÇÃO DOS SEUS GOVERNANTES.