SIMPÓSIO DISCUTE RESPONSABILIDADE TÉCNICA E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

A Sociedade de Medicina Veterinários da Bahia (SMVBA) preocupada com a qualidade dos alimentos e o exercício da Medicina Veterinária idealizou o Simpósio “Alimentos de Origem Animal – A Segurança Alimentar e a Responsabilidade Técnica”. O evento ocorreu no dia 30 de maio, no Hotel Catussaba, em Salvador/Ba, e contou com os seguintes palestrantes: o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, José Delgado, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes, o presidente do CRMV-BA, João Vieira, o diretor de inspeção da ADAB, Adriano Bouzas e a médica veterinária do Ministério da Agricultura na Bahia, Uiara  Burghgrave.

O evento dirigido para autoridades, estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, autoridades sanitárias, órgãos de defesa do consumidor, políticos e operadores do direito, teve como principal objetivo avaliar medidas de proteção e defesa do exercício regular dos profissionais nos estabelecimentos que industrializam produtos de origem animal, objeto de tentativas judiciais e legislativas de alteração da Lei 5.517, diploma legal que regulamenta a profissão, e que determina que a fiscalização e a inspeção destes estabelecimentos é privativo dos médicos veterinários.

Dirigentes do sindicato estiveram presentes ao evento e acompanharam as discussões. Participantes cobraram ações de ordem prática de responsabilidade dos Conselhos profissionais, sindicatos, associações e demais entidades de classe. Ao final, assinaram a Carta de Salvador que destaca a importância do médico veterinário para a saúde pública, qualidade dos alimentos, vigilância sanitária e controle das zoonoses. A população precisa conhecer e valorizar a profissão, a luta é de todos. O sindicato parabeniza a feliz iniciativa da SMVBA, sob a liderança de Geraldo Torres, que teve o importante apoio do sistema CFMV/CRMV para a concretização do evento.