SINDICATO CONVIDA CLÍNICOS PARA DISCUTIR DIREITOS TRABALHISTAS

convite sindimev

Reunião acontece no dia 23/05, quinta-feira, 19h, na sede da entidade sindical. Não deixe de comparecer, sua presença é importante. Faça valer seus direitos!

O evento pretende discutir os direitos trabalhistas dos médicos veterinários que atuam nos Pet shops, Clínicas Veterinárias e outras empresas veterinárias, sobretudo o pagamento do salário mínimo profissional, horas-extraordinárias, adicionais de insalubridade, valor do adicional noturno, direito a férias e outros direitos previstos em lei. O sindicato pretende ouvir a categoria sobre esta temática, devido ao aumento de denúncias de descumprimento de direitos básicos, a exemplo, da falta de assinatura da carteira profissional. Há muita desinformação quantos aos direitos dos profissionais e algumas empresas aproveitam para explorar essa mão-de-obra. A reunião terá a presença de advogados do sindicato da área trabalhista.

A realidade da maioria dos profissionais é de desconhecimento de seus direitos, não sabem o que são direitos às férias, direitos à seguridade e previdência social, enfim, será uma oportunidade para esclarecer e apontar caminhos, que pode ser desde uma reclamação trabalhista individual ou um dissídio coletivo. O sindicato quer alertar aos profissionais sobre os riscos que cometem ao aceitarem passivamente a violação de seus direitos consagrados na CLT e Constituição Federal. Os médicos veterinários não podem ser coniventes com a sonegação fiscal e previdenciária.  Portanto, devem exigir a assinatura da carteira profissional, o recolhimentos dos impostos e contribuições previdenciárias do empregador e do empregado, e principalmente, exigir um salário justo e todos os seus direitos trabalhistas.

A mobilização de todos será importante para fortalecer a luta por melhorias, pretendemos decidir juntos as alternativas de contratação existentes, suas vantagens e desvantagens. Precisamos reduzir a precarização das relações de trabalho existentes no setor de clínica de pequenos animais, a expansão do segmento trouxe novos empresários que insistem em descumprir a legislação trabalhistas e isso tem que mudar. Os clínicos veterinários que são empregados não podem ser omissos. Só conquista, quem luta.

Tags: , , ,