Decisão da Justiça garante retomada das atividades do SINDIMEV-BA e nova eleição será convocadas em breve.
Ação Judicial determinou a nomeação de administrador provisório devido ao período de descontinuidade administrativas no período de 2018 a 2023. Com isso, o Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia terá que realizar uma nova eleição por determinação da Justiça, nos termos de uma Ação de Nomeação de Administrador Provisório, a pedido de um associado e último presidente eleito, médico veterinário Willadesmon Silva. Com a decisão o novo administrador designado e autor da ação terá que realizar a eleição para a nova diretoria para o triênio 2024/27.
Em seu despacho, o Juiz acatou o pleito e considerou os argumentos do autor da ação, que também é advogado, no sentido da necessária nomeação de administrador provisório para que o sindicato venha ter a sua finalidade continuada, a teor do § único, do art. 49-A do CC.
As eleições de 2018 e 2021 apesar de realizadas não foram registradas em Cartório, a pandemia de COVID-19 e as dificuldades financeiras por conta da reforma trabalhista, resultaram em inúmeras exigências do Cartório e complicações para regularizar a entidade sindical.
Numa nova tentativa de regularizar a situação de “acefalia” na gestão, uma vez que impedidos de movimentar a conta do sindicato e atos próprios da administração, foi realizada eleição no ano passado, para o triênio 2023/26, entretanto, o Cartório se negou a registrar as atas de posse dos novos diretores eleitos, devido ao período de descontinuidade. Com isso, um grupo de associados se articularam e decidiram buscar o apoio da Justiça.
O administrador provisório publicará em breve o Edital de Convocação da Eleição do SINDIMEV-BA para o triênio 2024/26 e fará uma campanha para novas filiações sindicais. “O objetivo é manter a entidade atuante, com força e representatividade na Bahia, portanto, fica o convite para que os médicos veterinários se filiem e participem das eleições sindicais, somente unidos teremos a possibilidade de conquistar mais direitos e avanços salariais”, afirmou Willadesmon Silva.