VEJA A MOÇÃO DE REPÚDIO AO CRMV-BA APROVADA NO CONBRAVET 2011

MOÇÃO DE REPÚDIO

Os participantes do 38º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA – CONBRAVET 2011, vem externar repúdio ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia – CRMV-BA, pela perseguição política e postura anti-classista demonstrada contra o SINDICATO DOS MÉDICOS VETERINÁRIA DA BAHIA – SINDIMEV-BA, ao ter expulsado a entidade sindical das dependências da sede do Conselho Profissional de forma arbitrária, bem como por ter recorrido ao poder judiciário, como forma de intimidar sua ação sindical. As ações do Conselho impedem a livre organização e a autonomia dos médicos veterinários na Bahia, que cobram através do Sindicato a defesa dos seus interesses e reivindicam uma solução pelas arbitrariedades cometidas, bem como, desejam mais democracia, diálogo, transparência e eficiência administrativa. O Sindicato preocupado com os fatos se vê na obrigação de zelar pelos interesses dos médicos veterinários baianos e denunciam a forma atrasada com que os dirigentes do CRMV-Ba conduzem àquela autarquia pública.

A desorientação crônica, pautada pela desconsideração dos princípios da ética mais elementar, prevaleceu nas ações truculentas da diretoria do Conselho Regional. Definitivamente, o silêncio e a acomodação da classe não devem prevalecer diante de tais arbitrariedades que maculam uma digna reputação construída no decorrer de várias décadas pelos médicos veterinários da Bahia e do Brasil.

Consideramos intolerável a prática anti-sindical direcionada contra o Sindicato de Médicos Veterinários no Estado da Bahia, despejado que foi de sua sede social. Isto tudo sem o devido processo judicial, em atitude ofensiva ao Estado de Direito e a democracia vigente no país.

Mais uma vez, não se justifica a agressão, desta feita, contra um dos pilares de sustentação da democracia a liberdade de expressão. A adoção de retaliação é própria de regimes fechados, não fica bem em uma autarquia de um governo democrático. Finalmente é interessante lembrar que ambas as organizações pertencem a uma mesma categoria profissional sendo inaceitável o prejuízo político causado a classe pela atitude inconsequente.

Sendo assim, apresentamos esta moção de REPUDIO para ser votada pelos participantes do 38º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA e que se aprovada faça parte dos anais do congresso, além do envio de correspondências dos signatários recriminando essas ações para o CRMV-Ba e todas as Diretorias do CRMV no Brasil, Conselho Federal de Medicina Veterinária, todos os Sindicatos de Médicos Veterinários e todas as Sociedades Estaduais de Medicina Veterinária. Além de publicação do conteúdo no sitio eletrônico da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.

Florianópolis, 04 de novembro de 2011

Assinam a presente moção o Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, a Federação Nacional dos Médicos Veterinários – FENAMEV,  os Sindicatos dos Médicos Veterinários da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e todos os participantes do 38º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária do Brasil e outras entidades abaixo listadas.