VETERINÁRIO DE FAMÍLIA: GOVERNO AUTORIZA INCLUSÃO NO NASF

Entre as mudanças realizadas com a Nova Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, está a inclusão de médicos veterinários dentre as especialidades profissionais que podem atuar nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs). Uma ótima notícia para a classe médica veterinária. A portaria que autoriza a inclusão do Médico Veterinário no Nasf foi publicada no dia 24 de outubro, no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde. Temos um grande motivo para festejar o Ano Mundial da Medicina Veterinária.

Uma conquista que teve a participação importante do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia e da FENAMEV. O Sindicato fez uma forte pressão sobre os parlamentares baianos, apresentando a importância do assunto e buscando apoio. Vencida esta etapa, o sindicato irá lutar pela contratação dos Médicos Veterinários pelas 417 prefeituras do Estado.

Os NASFs são constituídos por equipes multiprofissionais, ficando a composição à critério das secretarias municipais de saúde, que escolhem em meio a um rol de profissões, levando em conta as especificidades e prioridades de cada comunidade como também a disponibilidade dos profissionais na região. As equipes da Estratégia Saúde da Família desenvolvem atividades como consultas e diagnósticos conjuntos

Essa conquista valoriza e garante a abertura de mais um campo de atuação profissional no mercado de trabalho, visto que a participação do médico veterinário no NASF é de fundamental importância na prevenção de zoonoses, bem como na detecção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal, contemplando também a vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e educação em saúde. Portanto, mais do que se ocupar da saúde das famílias, a proposição de integrar a Medicina Veterinária ao NASF contribui para o entendimento do contexto coletivo e ambiental como gerador de doença.

O objetivo do Programa Saúde da Família é atuar na promoção e manutenção da saúde da população, bem como na prevenção de doenças, desenvolvido através de um conjunto de ações de saúde que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, no âmbito individual e coletivo. O trabalho é feito in loco, por meio de visitação às residências, trabalhos educativos em escolas e creches e atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, ficando cada equipe responsável pelo acompanhamento de um número definido de famílias, de uma determinada área geográfica.

O tema foi motivo de inúmeras discussões em encontros sindicais e eventos científicos de Saúde Pública e da Medicina Veterinária, a exemplo do Conbravet, além de mobilizações e reuniões com as autoridades do Ministério da Saúde, parlamentares e Organizações de Prefeitos. O sonho virou realidade e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) serão aprimorados na Nova Política Nacional de Atenção Básica, do Governo Dilma, com a inclusão do Médico Veterinário, essencial para melhoria da saúde pública e mais garantia de mercado de trabalho. Mas, a campanha precisa continuar, pois a escolha dos profissionais será feita pelos gestores municipais. A luta continua!